Seu Espaço

Jesus, a menina e a mulher

Lucas 8.40-56
Jesus vem resgatar a dignidade das mulheres e das crianças. O evangelista Lucas nos mostra claramente como Jesus trata aqueles que são marginalizados, desprezados. Jesus recebeu toda a autoridade do Pai no céu e na terra (Mateus 28.18), e quando se depara com situações extremas faz uso desta autoridade, deste poder. No episódio narrado por Lucas percebemos que:
1. Jesus tem todo poder sobre a enfermidade
A mulher que sangrava constantemente não podia tocar nas outras pessoas porque as contaminaria. Ela, porém, seguiu Jesus e num esforço muito grande o tocou nas vestes e experimentou a liberação do poder sobrenatural da cura para as enfermidades. Não tinha o direito de estar onde estava e nem de fazer o que fez. Jesus atrai os desprezados, cura as enfermidades e sara emocionalmente. Depois de curá-la, pediu que ela se manifestasse publicamente. Primeiro para que declarasse sua fé, e segundo para que a discriminação cessasse, pois só ela podia testemunhar sua cura. Com isto, a partir daquele momento, a mulher deixava de ser impura e podia voltar a se relacionar com todas as pessoas.
2. Jesus tem todo poder sobre o tempo
A convite, Jesus se dirigia à casa de Jairo para levar cura à sua filha única de 12 anos. O coração daquele pai, com certeza, estava aflito, desesperado. A agonia deve ter aumentado quando Jesus parou e conversou com a mulher que foi curada. O Mestre queria que a cura da mulher fortalecesse a fé de Jairo que em seguida receberia a notícia da morte de sua filhinha. Jesus tem todo o poder sobre o tempo. Nada é demasiadamente tarde para ele. Aquela menina era seu alvo. As crianças são para ele especiais, chegou a afirmar que delas é o reino dos céus (Mateus 19.14).
3.Jesus tem todo poder sobre a morte
Quando a notícia da morte da menina foi dada, Jesus animou o grupo e principalmente o pai: “Não temas, crê somente, e ela será salva”. Quando chegou à casa e todos pranteavam a morte, novamente, com autoridade disse: “Não choreis; ela não está morta”. A morte para Deus não é o fim. No caso da menina a ressurreição foi instantânea. A ressurreição operada por Jesus tem um preanúncio da sua própria ressurreição que aconteceu, e ele nunca mais iria morrer.
Jesus é Senhor sobre todas as coisas. Tem poder sobre as enfermidades, sobre o tempo e sobre a morte. Não há nada, nem ninguém neste mundo que o poder de Jesus não possa alcançar.